Além do modismo: João Guilherme e a questão da homofobia na música sertaneja



Nesta semana, um assunto muito polêmico movimentou indiretamente a música sertaneja. João Guilherme, filho caçula dos 6 herdeiros de Leonardo, causou na internet após surgir de cropped para um evento de moda. Sempre excêntrico nos seus looks, o ator gerou boatos sobre sua sexualidade e muitas críticas em seu nome, inclusive de outros famosos.

Após a repercussão, o ex-BBB Nego Di fez um vídeo em tom homofóbico criticando suas roupas, que ganhou o compartilhamento do ator Rafael Cardoso, concordando com as “piadas”. A partir daí, a história virou uma bola de neve de opiniões, críticas e ofensas, até que o próprio João Guilherme viesse se pronunciar.

O pronunciamento fortíssimo de João Guilherme veio na noite da última quinta-feira (29). Com uma série de prints sobre violência contra pessoas LGBTQIAPN+, o filho de Leonardo detonou os ataques que vem sofrendo pelo uso do cropped e falou abertamente sobre sua sexualidade, que vem sendo questionada há tempos devido ao seu estilo:

“A tentativa de me ofender ao dizer que eu sou gay não só não me ofende nem um tiquinho, como me dá ainda mais vontade de ser um aliado presente e ativo da causa. Não tenho intenção nenhuma de ‘lacrar’ em cima de uma causa tão séria como esta, então deixo a atenção para o que realmente merece foco! Nos stories vou colocar links pra vocês conhecerem gente e organizações do terceiro setor que estão levando informação e realmente fazendo algo de útil por esse mundo tão cagado”, disparou João Guilherme em um trecho.

A publicação foi compartilhada em massa nas redes sociais e curtida por milhões de pessoas. Nos comentários, famosos como Hugo Gloss, Gil do Vigor, Carmo Dalla Vecchia, Sabrina Sato, Fernanda Paes Leme e Bruna Marquezine, que foi envolvida em boatos de affair com Luan Santana, se posicionaram favorável a seu discurso.

Fonte: Observatório dos Famosos