Zezé di Camargo imita pessoa com altismo e é criticado: “Capacitista”



Zezé Di Camargo viralizou nesta terça-feira (27/6) por um momento delicado. O cantor se apresentatava com o irmão Luciano na Arena das Dunas, em Natal, Rio Grande do Norte, quando recebeu fãs nos bastidores e o encontro com gêmeos no espectro autista ganhou as redes sociais.

Não pelo carinho e a atenção do artista aos fãs, mas porque Zezé imitou um dos movimentos que é repetido por um dos irmãos. Eles são Ângelo e Augusto Maia, influenciadores conhecidos no Estado pelos vídeos que comparilham para os mais de 100 mil seguidores no Instagram. A conta da mãe deles, que também dividide o dia a dia dos gêmeos, tem 280 mil seguidores.

Ivan Baron, incluenciador digital que se dedica a combater o preconceito e discriminação por pessoas com deficiência criticou o artista. “É muito problemático quando pessoas neurotípicas tentam imitar comportamentos, gestos, atitudes de neurodivergentes, na tentativa de fazer uma gracinha, piada. Por mais que seja de maneira afetuosa, isso não se faz, não é legal e é sim capacitista”, afirmou em um vídeo que comenta a situação.

“O jeito que o rapaz faz no vídeo é a maneira que ele tem de ser expressar de forma única e particular, que só ele tem. Por isso, isso não deve ser imitado por ninguém, e, sim, respeitado”, completou.

O criador de conteúdo, que subiu a rampa do Palácio do Planalto ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a posse, ainda fez um convite para as pessoas aprenderem com a situação. “Estereotipias ou stims são movimentos repetitivos bem comuns em pessoas com autismo. Se você ver ou se comunicar com alguma pessoa Autista e ela apresentar esses comportamentos, naturalize e não tente imitar para fazer uma graça, é um desrespeito grande”, concluiu.

Fonte: Leo Dias