Roberta Miranda, a Rainha que ganhou o amor do público com carisma, talento e originalidade



Nascida em setembro de 1956, em João Pessoa, Maria Albuquerque Miranda, mais conhecida como Roberta Miranda, é tida como um dos maiores nomes da música brasileira e considerada por muitos a ‘Rainha do Sertanejo’.


Dona de uma carreira consolidada, a cantora e compositora coleciona letras de sucesso, porém, ralou muito para garantir o gosto do público. Apaixonada pela música desde a infância, ela e sua família se mudaram para São Paulo quando a famosa tinha apenas 8 anos de idade.


Assim, ela cresceu na cidade paulista e não recebeu o apoio desejado dos familiares para seguir a carreira. Mas, na adolescência, a cantora que ainda se chamava Maria, começou a trabalhar como crooner em casas noturnas e durante esse período, ganhou o nome artístico que é chamada até hoje.


Empenhada e mostrando muita eficiência e profissionalismo, Roberta Miranda teve seu trabalho devidamente reconhecido em 1985, pelo cantor Jair Rodrigues (1939 – 2014), que gravou a música ‘A Majestade e o Sabiá’, escrita por ela.

Embora o cantor já fosse famoso na época, a música alavancou suas vendas de forma surreal, e a partir daí, o nome da artista que se tornaria um fenômeno passou a ser cotado entre grandes gravadores e a famosa de 65 anos assinou o primeiro contrato com a Continental, onde gravou 9 discos que explodiram nos quatro cantos do país.


A voz poderosa da percussora do ‘feminejo’ surpreendeu a todos e bateu uma marca memorável ao atingir um milhão e meio de cópias vendidas logo no primeiro álbum. Hoje, a cantora é uma das artistas brasileiras que mais vendeu discos, somando mais de 18 milhões de cópias.

Estilos variados

Mas, se tem algo que dá um destaque especial para Roberta Miranda é o fato dela nunca ter sido uma cantora com apenas um tipo de música, muito pelo contrário, seu repertório conta com o sertanejo, o romântico, o forró, e, até brega. Além disso, ela possui inúmeras parcerias de sucesso com outros grandes artistas como, o rei Roberto Carlos.

Cabe destacar que, se hoje a presença feminina é tão normal no sertanejo, muito se deve à Roberta Miranda. Afinal, um estilo que no início foi predominantemente masculino, tem atualmente dado espaço às vozes de mulheres, como Marília Mendonça (1995 – 2021), Simone & Simaria, Naiara Azevedo e muitas outas.

Fonte: O TV Foco